segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Álbum A mulher do fim do mundo - Elza Soares

Esse álbum foi uma das minhas grandes surpresas da vida! Quem acompanha o blog deve perceber que eu faço muito mais postagens sobre músicas internacionais do que nacionais e eu queria voltar a escrever algo nacional, já estava com algumas ideias, entretanto eu li num site sobre esse álbum e só tinha críticas positivas, decidi ouvir. Detalhe: Era quase 3 horas da manhã e eu estava morrendo de sono. Quando pus para tocar o álbum, não consegui parar, porque é simplesmente INCRÍVEL!

A voz da Elza Soares é única, nunca ouvi outra cantora com esse timbre e ela soube aproveitá-lo. A mulher do fim do mundo é uma mistura de samba, com guitarra, rap, batidas eletrônicas, uma mistura que deu super certo! Logo no começo do álbum ela já me emocionou com a música 'Mulher do fim do mundo' , ela canta sobre carnaval e dá vontade de começar a dançar e quando ela começou a repetir:"Eu quero cantar até o fim, Me deixem cantar até o fim, Até o fim eu vou cantar", deu para perceber a paixão dela pela música, ela já tem 80 anos e lançou mais um álbum em 2015, ela realmente ama isso. E eu a entendo, amo tanto cantar e ouvir música que quando tiver a idade dela serei igual.

A Mulher do fim do mundo fala sobre carnaval, a paixão pela música, luxúria, ironia, ser mulher, ser negra, violencia e muito mais. Na terceira música da faixa, com Maria da Vila Matilde ela canta sobre a raiva que uma mulher sente quando o homem é violento, a música é super legal e a letra é espetacular. Quando ela diz: "Cadê meu celular? Eu vou ligar pr'um oito zero, vou entregar teu nome e explicar meu endereço, aqui você não entra mais , eu digo que não te conheço e jogo água fervendo se você se aventurar" eu lembro da raiva que minha mãe sentiu quando meu pai a traiu, ela expulsou ele de casa e acho que se ele se aventurasse a entrar ela jogava água fervendo nele! Também adoro na música quando ela promete várias vezes:" Tu vai se arrepender de levantar a mão pra mim", porque tem que ser assim mesmo, não pode deixar esses homens impunes.

Adoro a música " A luz vermelha", a quarta faixa do álbum, ela é super irônica e verdadeira. Adoro a parte que ela diz que o mundo vai terminar num poço cheio de merda, concordo completamente. No entanto, essa música é mais do que isso, quando há tiroteio nas favelas ou outros lugares violentos, a pessoa pode ter cabeça, pulmão, bexiga, rim, coração, mas esta com um pé na cova. Na rua todo mundo some quando começa o tiroteio, porque é perigoso, nesse álbum também tem uma crítica sobre essa sociedade violenta.

A minha música favorita do álbum é " Pra fuder". Essa musica fala sobre luxuria: " Olho pro meu corpo sinto a lava escorrer, vejo o próprio fogo não há força pra deter, me derreto tonta, toda pele vai arder, o meu peito em chamas solta a fera pra correr ,unhas cravadas induzem latejo roupas jogadas no chão, pernas abertas te prendo num beijo, sufoco a sofreguidão". E tudo isso voce sente pra que? A música responde inúmeras vezes: " Pra fuder, pra fuder, pra fuder, pra fuder". E se repete várias vezes, o que super combinou para deixar a música legal!

Tem varias letras excelentes no álbum, na música Benedita e Dança não é diferente. E outra que ficou maneira, que é cheia de gírias e super combinou com a Elza foi a música Firmeza?! A idade dela é diferente da idade de sua alma, isso ficou claro!

Super recomendo, vou deixar o álbum inteiro, coloque para tocar e apenas deixem:





Nenhum comentário: